Exposições

expo gravura cartaz final_page-0001.jpg
Casa Aberta - conheça a gravura

Realizada de 28 de junho a 12 de julho de 2016

expo gravura cartaz final_page-0001.jpg
Casa Aberta - conheça a gravura na FAE

Realizada de 13 de julho a 26 de agosto de 2016

divulgação jpg.jpg
Interseções Efêmeras

Realizada de 7 de outubro a 7 de novembro de 2017

cartaz arte no oficio.jpg
O estado da arte no ofício

Realizada no dia 22 de novembro de 2017

Cartaz interseções efemeras na eba_page-
Interseções Efêmeras na EBA

Realizada de 8 de novembro de 2017 a 16 de março de 2018 

Panorama.jpg
Panorama da Gravura 2017-2018

Realizada de 20 junho a 10 agosto de 2018

Cartaz mostra paralela_page-0001 (2).jpg
Mostra Paralela: o Ateliê de Xilogravura da UFMG 

Realizada de 26 de junho a 10 de agosto de 2018.

Cartaz grafias.jpg
O Estado da Arte no Ofício: Gravura em metal no Ateliê da UFMG 

Realizada de 15 de setembro a 28 de outubro de 2018.

Cartaz casa.jpg
O Estado da Arte no Ofício: Gravura em metal no Ateliê da UFMG 

Abertura em 28 de novembro de 2018.

exposiçao muna4.jpg
Encavo/Relevo: experiências e experimentações

Realizada de 11 de outubro a 9 de novembro de 2019

Novo Espaço da gravura_page-0001.jpg
Novo Espaço da Gravura

Realizada  nos dias 4 e 5 de novembro de 2019

O Ateliê de Xilogravura e Gravura em metal da UFMG tem realizado diversas mostras com as produções dos alunos que cursam suas disciplinas.

No ano de 2016, foi realizada a exposição Casa aberta - conheça a Gravura, a qual apresentou um recorte da produção dos diversos ateliês de gravura da Escola de Belas Artes da UFMG e, posteriormente, foi exibida na Galeria da Faculdade de Educação da UFMG.

Em 2017, foi realizada na Associação do Ministério Público (AMMP) a Mostra Interseções Efêmeras, a qual apresentou a produção do Ateliê de Xilogravura da UFMG realizada no primeiro semestre de 2017. Ao seu término, esta mostra desdobrou-se na exposição Interseções Efêmeras: itinerância na EBA, a qual inaugurou o Corredor da Artes da EBA.

Ainda em 2017, ocorreu a mostra O Estado da Arte no Ofício: a produção de Gravura em Metal na Faculdade de Belas Artes da UFMG, a qual contou com a produção de professores e ex-professores da gravura e seus alunos e ex-alunos, acompanhada de um workshop de fotogravura, realizado pelo monitor da disciplina de Gravura em Metal, Alexandre Fonseca. Um recorte desta mostra desdobrou-se na exposição O Estado da Arte no Ofício: Gravura em metal no ateliê da UFMG, ocorrida na Galeria Graphias, em São Paulo, a qual também foi exibida na Galeria cAsA, em Belo Horizonte no ano de 2018.

A colaboração entre os ateliês e os professores da gravura permitiu a realização de uma mostra panorâmica da produção de seus ateliês em 2018, através da exposição Panorama da Gravura 2017-2018, realizada do Mezanino da Reitoria da UFMG.

Ainda, em 2018, os alunos do ateliê de Xilogravura participaram da Mostra Paralela: o ateliê de Xilogravura da UFMG, que ocorreu em paralelo à exposição Arquitetura da Paisagem da professora Eliana Ambrosio, no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte.

Mantendo o espírito colaborativo do ateliê entre as práticas de xilogravura e Gravura em Metal, em 2019, foi realizada no MUnA (Museu Universitário de Arte da Universidade de Uberlândia) a exposição Encavo/Relevo: experiências e experimentações, a qual contou com um recorte da produção dos professores Eliana Ambrosio e George Gutlich, seguida da apresentação de obras de seus alunos produzidas nos ateliês de Xilogravura e Gravura em Metal da UFMG sob suas orientações.

Também, no final de 2019, com o intuito de celebrar o retorno das atividades da gravura ao Campus da UFMG, foi realizado o evento Novo Espaço da Gravura, o qual contou com uma exposição dos alunos que estavam defendendo seus Trabalhos de Conclusão de Curso na Gravura.