Interseções Efêmeras

 Exposição do Ateliê de Xilogravura da UFMG 

7 de novembro a 7 de dezembro de 2017 no Hall da AMMP

Catálogo

Participantes

Todo semestre o Ateliê de xilogravura da UFMG recebe novos alunos para desenvolver suas investigações pessoais de graduação e, também, para aprender essa técnica de gravura através da disciplina.

Dessa diversidade de trabalhos, surge o desafio de realizar uma exposição que contemple as qualidades individuais das obras e, também, retrate seus pontos de convergência.

Nesses encontros casuais, temáticas tornam-se recorrentes, dada a proximidade do fazer coletivo do ateliê. Para alguns é uma breve interrupção na sequência de seu processo anterior, para outros um momento de redirecionamento ou ainda, de mera continuidade. De fato, uma produção influencia a outra e nesse instante de confluência, surgem possibilidades que poderão ou não serem continuadas nos projetos específicos de cada aluno.

A mostra INTERSEÇÕES EFÊMERAS salienta um dos eventuais recortes dentre esses caminhos fugazes trilhados pelos artistas que ora se encontram e ora divergem. Nas interseções desse último semestre, Vida e Morte destacam-se, mostrando a fugacidade da juventude, a presença das relações simbólicas que permeiam a vida humana, o cotidiano e as influências da agitação urbana, o silêncio interior e a inconstância da memória. Esta é uma possível leitura na ocasião deste coletivo, mas existem diversas outras, conforme o contexto em que cada artista as propuser posteriormente.

Eliana Ambrosio

Curadora

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/14