O Ateliê

ateli%C3%AA_edited.jpg

Os ateliês de xilogravura e de gravura em metal da UFMG, por afinidade de procedimentos, compartilham o mesmo espaço físico. Desta proximidade, surgiram diversos projetos em conjunto, o que permite aos alunos desenvolverem suas poéticas tanto no encavo como no relevo e participarem de discussões temáticas em conjunto. Além disso, a filosofia de trabalho dos docentes procura promover uma relação horizontalizada, na qual os saberes são compartilhados por todos e as práticas coletivas são valorizadas.

Dessa relação, surgiram várias iniciativas, através das quais tanto docentes como discentes têm participado de mostras coletivas para divulgar a produção do ateliê. Estas iniciativas também tem como objetivo ensinar os alunos a organizarem e montarem exposições.

Além disso, o ateliê realizou a produção de álbuns de ex-libris em variadas técnicas e temas e, no momento do ensino remoto emergencial, tem promovido encontros online com artistas, curadores, colecionadores e galeristas para discutir o papel da gravura e suas poéticas no mercado de arte.