Panorama da Gravura 2017-2018

20 de junho a 10 de agosto de 2018, Mezanino da Reitoria da UFMG

Panorama da gravura fixa técnica_page-00
Panorama da gravura fixa técnica_page-00

“toda memória é uma gravura”

Bachelard

O atelier de gravura é um lugar do labor e das trocas. Antes de se formalizar enquanto espaço de ensino e aprendizagem, o ambiente da gráfica conduz às práticas de pesquisa e de cooperação inerentes à esta arte. Esta condição difere o ensino de gravura dentre outras disciplinas nas práticas tradicionais das Belas Artes.

Uma vez que a permanência dos alunos nas instalações do atelier extrapola em muito os horários das aulas, o compartilhamento horizontal de saberes se encontra tacitamente instituído, configurando um sistema não linear de aprendizagem. Nesta dinâmica troca de conhecimentos e de interface entre as áreas, os mestres também se permitem redescobrir o ofício a cada novo desafio.

A produção nas quatro vertentes oferecidas pela EBA-UFMG, a Litografia, a Serigrafia, a Xilogravura e a Gravura em Metal, somadas às investigações de impressão, compõem um universo de particularidades, uma vez que trata de projetos poéticos dos alunos, mas também de constelações, manifestadas por meio de certas maneiras de pensar e fazer que permeiam os procedimentos de conceber e elaborar uma imagem impressa.

O convívio entre os meios de gravação num mesmo espaço físico, a Casa da Gravura, como é afetuosamente designado, proporciona um diálogo que extrapola os limites dos planos de ensino e conduzem à semente de toda escola gráfica: o laboratório de experimentação. Esta experimentação permite, sobretudo, uma permeação curiosa entre ambientes e procedimentos, e, além disso, aponta para um transladar de investigações poéticas entre os diferentes meios de expressão.

Sob a premissa da experimentação e da investigação conjunta, pensou-se a seleção do conjunto de obras apresentado neste panorama. Por esta mostra pode-se verificar um testemunho do trabalho que partiu de um objetivo pedagógico, mas que apenas se delineou graças ao comum acordo entre pensamento e procedimentos.

 

George Rembrandt Gutlich

Professor Adjunto de Gravura em metal.

press to zoom

Montagem

press to zoom

Abertura

press to zoom

press to zoom
1/41